sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Qual a Diferença Entre PROUNI, FIES, SISU e Educa Mais Brasil?

Com a mensalidade de um curso superior cada vez mais caro os estudantes do ensino médio estão buscando alternativas para custear a graduação. As principais são ProUni, Fies e Educa Mais Brasil. Entender a diferença entre eles é importante para saber qual se adequa melhor à sua realidade. Saiba mais a seguir. 

Entenda o que é o ProUni 

A sigla é pequena mas define um grande projeto. ProUni quer dizer Programa Universidade para Todos, um projeto em atuação do Governo Federal há mais de 10 anos. Através do programa o Governo em parceria com o Ministério da Educação e a rede privada de ensino superior do país fornecem bolsas de estudos parciais ou totais. 

A criação do programa surgiu por uma necessidade a qual muitos estudantes conhecem: muitos formados do ensino médio e poucas vagas nas universidades públicas. A saída para solucionar o problema foi oferecer bolsas de estudo parciais ou totais a quem quer estudar mas não possui renda para custeio. 

As bolsas de estudo do ProUni são fornecidas para estudantes de baixa renda. Para concorrer a uma é preciso se cadastrar gratuitamente no site do programa e atender a requisitos mínimos. São eles:
  • Não ter curso superior;
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos;
  • Ter feito a prova do Enem no ano anterior com nota superior a zero na redação e 4,5 em conhecimentos gerais. 
As bolsas fornecidas podem ser integrais (100%) ou parciais (até 75%).

Entendendo mais sobre o Fies e o Educa Mais Brasil

Tanto o Fies como o Educa Mais Brasil são alternativas para quem quer cursar o ensino superior mas não há como pagar a mensalidade toda. São bem diferentes mas são pagos. 

O Fies ou Financiamento Estudantil é o que o nome deixa claro: um financiamento. O Governo libera a verba para custear todas as mensalidades e o aluno começa a pagar apenas após a formatura. Possui como prazo 18 meses após se formar para quitar o débito. 



Assim como o ProUni é um programa para baixa renda onde valem as mesmas regras. As inscrições para o FIES 2018 iniciam logo após finalizar a prova do Enem e seu resultado for informado oficialmente.

O Educa Mais Brasil não é um financiamento e sim um programa privado de bolsas de estudos. Mas diferentemente do Universidade Para Todos não fornece bolsas integrais, apenas parciais. São bolsas de até 70% por mensalidade. 

O grande diferencial do Educa Mais Brasil é não ter pré requisitos. É só entrar no site, preencher o cadastro e depois esperar o desconto ser gerado, a sua bolsa. Não precisa ter feito prova do Enem. Vale também para pós graduação e outros benefícios.

Então o que é Sisu?

Sisu é um dos sites mais comentados após a prova do Enem mas em nada possui relação com bolsas e financiamentos. A sigla quer dizer Sistema de Seleção Unificada.

Este sistema foi criado pelo Ministério da Educação para integrar todas as vagas do ensino público no país. O aluno se cadastra no sistema após ter feito a prova do Enem e concorre a uma vaga de qualquer curso e universidade pública do país.

O diferencial é não precisar mais de deslocamento para se inscrever em um vestibular de outra cidade. É mais prático e totalmente digital, além de gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário