quarta-feira, 12 de setembro de 2018

O que pode fazer você zerar a nota do Enem?

O Enem é a sigla para o Exame Nacional do Ensino Médio e corresponde a uma prova de avaliação das habilidades do aluno. Através do exame, bolsas de estudo são distribuídas de acordo com a pontuação dos candidatos.

Para garantir a sua concorrência em ambos sistemas, é preciso se certificar que você não irá zerar a sua pontuação no Enem. Mas você sabe o que pode fazer você zerar a sua nota no exame? Confira a seguir as circunstâncias que podem tirar você da corrida para o ensino superior de qualidade.


O Prouni representa o ensino particular e se utiliza do exame para distribuição de vagas em diversas instituições quando o aluno supera a nota de corte Prouni, enquanto o Sisu, é o sistema para o ingresso no ensino público para os que ficam acima da nota de corte SISU.

Não é possível zerar as questões objetivas da prova, ou seja, as suas marcações sempre irão gerar uma pontuação. Diferente da redação do Enem, que pode sim render uma nota zero para o candidato. Apesar destas informações, existem algumas situações que podem levar ao cancelamento da prova, que é a mesma coisa de zerar a nota. Veja abaixo o que pode levar à eliminação do candidato:

Mentir informações quanto a isenção da taxa de inscrição

Como você deve saber, para se inscrever no Enem é preciso pagar uma taxa de inscrição, mas alguns alunos são isentos do pagamento. Se for comprovado que o candidato mentiu sobre informações socioeconômicas para ser isento da taxa, sua prova pode ser zerada.

Não entrar no local de prova antes do portão fechar

Este é o motivo mais comum para a eliminação do candidato. O fechamento dos portões ocorre às 13 h e após este horário, os participantes que não estiverem dentro dos locais de realização de prova, estão eliminados do dia em questão.

Entrar na sala após a entrega das provas

A entrega dos exames ocorre às 13:30 de acordo com o horário de Brasília. Se o aluno estiver no local de avaliação, mas não entrar na sala antes das provas serem entregues pelos fiscais, ele não pode mais realizar a mesma.


Usar materiais não permitidos

No edital do exame, você pode verificar os materiais permitidos. O uso de qualquer objeto que não esteja na lista, leva o candidato à eliminação.

Não desligar o celular

É orientado que o candidato coloque os eletrônicos dentro do porta-objetos, mas antes disto, ele deve desligar os mesmos pois qualquer som emitido pelo mesmo garante a eliminação.

Levar o caderno de provas antes do horário permitido

O candidato só pode sair com o caderno 30 minutos antes do término do exame. Fique atento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário