segunda-feira, 11 de março de 2019

Entenda o que é e para que serve um Fiador

Para fazer alguns tipos de transferências ou financiamentos é preciso a presença de um fiador. Muitas vezes, esta pessoa é essencial para o contrato e não é possível finalizar o serviço se a assinatura dele. Você sabe a importância de um fiador para um contrato? Leia o texto a seguir e entenda para que ele serve.

O que é um fiador?

Para quem vai fechar algum tipo de contrato pode ser solicitado a presença de um fiador para fidelizar os termos. O fiador é a garantia de que a parte que está proporcionando um benefício não vá sair prejudicada caso abra quebra de contrato de alguma forma.

Nunca sabemos quando será solicitado a presença desta pessoa em um contrato, mas caso não venha a cumprir com termos e valores de um compromisso, a pessoa beneficiada recorrerá ao fiador.

Este suporte ocorre quando o beneficiado deixa de pagar o que foi acertado, por exemplo. A pessoa responsável deve ter um imóvel quitado em seu nome, residir no mesmo estado e possuir renda suficiente de acordo com o contrato.

Para que serve um fiador?

O fiador pode ser requisitado em diversas negociações. Por exemplo, quando você vai alugar um imóvel, deverá apresentar documentos de uma pessoa responsável para ser o seu fiador. Ás vezes, pode ser até solicitado para o aluguel de um veículo.

Quem vai participar das inscrições novo FIESdeve saber que para este tipo de contrato também é exigida a presença de um fiador para firmar o acordo. Este recurso proporciona o financiamento estudantil com juros baixos para que os estudantes possam concluir o seu curso a nível superior.

Além do FIES, também pode ser necessário encontrar um fiador para solicitar um empréstimo com o banco, por exemplo. Os termos variam de acordo com a agência bancária em questão.

Como encontrar um fiador ideal?

Como você conferiu, o fiador precisa ser alguém que se encaixe nos requisitos e que tenha o nome limpo na praça. A dica é procurar pessoas próximas, da família ou de longa convivência, com a qual haja uma confiança mútua.

Muitas vezes, é difícil encontrar o fiador ideal dentro do ciclo de pessoas que conhecemos, por isso, uma solução de último caso poderia ser contratar um fiador profissional.

Este serviço está disponível em agências na internet, mas vale lembrar que pode ter alguns custos adicionais, os quais você deve observar bem antes de fechar o contrato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário